Meu Trabalho
Na Psicologia Clínica existem diferentes abordagens que guiam o trabalho terapêutico e a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é atualmente, uma das principais abordagens com evidências científicas para o tratamento da maior parte dos transtornos psiquiátricos e demandas emocionais do dia a dia.
Além disso, a TCC é uma abordagem de fácil entendimento, que pode ser adaptada a diversos públicos e seus princípios norteiam todos os programas que são desenvolvidos por mim.
Logo abaixo compartilho com você sobre a TCC e como é o trabalho com essa abordagem!
O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. A TCC entende que não é a situação em si, mas a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa sentimentos ou comportamentos disfuncionais.
Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas e partir disso desenvolvendo um plano de tratamento individualizado para o paciente.
Através da descoberta guiada, o psicólogo auxiliar o paciente a identificar padrões de comportamento disfuncionais e como transformá-los em padrões funcionais e realistas.
A TCC se destina ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtorno bipolar, transtornos alimentares, fobias, traumas, TOC, dependência química, entre outros.
Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.